(27) 3361-6728

A RÁDIO DO POVO!

 

Por André Rodrigues e Leandro Tedesco, G1 ES e TV Gazeta

 


A manhã deste domingo (24) começou com limpeza, reconstrução dos estragos e contabilização dos prejuízos causados pela forte chuva que atingiu o distrito de Paraju, em Domingos Martins, no Espírito Santo. O temporal com fortes rajadas de vento foi registrado na tarde de sábado (23). Casas e estabelecimentos ficaram danificadas e destelhadas. Não há registro de feridos.

 
Trator trabalhou para fazer a liberação de uma pista em Domingos Martins — Foto: Reprodução/TV GazetaTrator trabalhou para fazer a liberação de uma pista em Domingos Martins — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Trator trabalhou para fazer a liberação de uma pista em Domingos Martins — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Na cidade, houve ocorrências de quedas de árvores, pontos de alagamento e falta de energia. A Defesa Civil informou que é comum esse tipo de acontecimento nessa época do ano, porém, em 2019 o fenômeno registrado foi mais forte do que em anos anteriores.

"Chegamos em Domingos Martins por volta das 16h30 e presenciamos estradas fechadas de Nova Almeida até Paraju. Trabalhamos até 22h para limpar as estradas, mas foi um trabalho longo que se estende até agora. É normal aqui na região tempestades com ventos, mas nunca tínhamos visto nada parecido. Foi uma ventania forte demais que causou a queda de mais de 70 árvores", contou Acildo Espindola, coordenador da Defesa Civil.

 
Acildo Espindola, coordenador da Defesa Civil — Foto: Reprodução/TV GazetaAcildo Espindola, coordenador da Defesa Civil — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Acildo Espindola, coordenador da Defesa Civil — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O administrador Adeildo Ribeiro, que estava hospedado em uma pousada na região Serrana do Estado, contou que a tempestade assustou moradores e turistas.

"Foi surpreendente o temporal. De repente começou trovões fortes, raios e uma chuva muito forte com rajadas de ventos. Depois logo começou tudo a desabar, árvores caindo, telhas de casas voando. Foi uma situação crítica e de arrepiar mesmo, uma coisa feia. Todo mundo ficou assustado", relembrou.

 
Homens trabalhavam durante o domingo para retirar árvores das estradas — Foto: Reprodução/TV GazetaHomens trabalhavam durante o domingo para retirar árvores das estradas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Homens trabalhavam durante o domingo para retirar árvores das estradas — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Segundo a Defesa Civil, algumas residências foram destelhadas e o distrito de Paraju ficou temporariamente sem luz. Não há desabrigados ou desalojados.

"A energia acabou do nada por causa de uma árvore que caiu em cima do fio. A gente viu árvores e pedras rolando os morros", afirmou a estudante Larissa Hand.

 
A estudante Larissa Hand disse que casas foram destelhadas por conta do temporal — Foto: Reprodução/TV GazetaA estudante Larissa Hand disse que casas foram destelhadas por conta do temporal — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A estudante Larissa Hand disse que casas foram destelhadas por conta do temporal — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Homens do Corpo de Bombeiros estiveram no local para auxiliar os trabalhos realizados pela Defesa Civil. Agentes da Prefeitura de Domingos Martins também ajudaram no serviço de desobstrução de vias e limpeza de ruas.

A EDP Escelsa informou que enviou uma equipe ao local e o abastecimento de luz foi restabelecido na região ainda na noite de sábado (23).

 

FONTE: G1

 

 

 Data de publicação - 25/02/2019 07:58:21



Todos os direitos reservados COLINAFM.COM

Rua Horácio Santana, 291 - Ed. Antares Center - 1º Andar - cep 29200-750 - Parque Areia Preta - Guarapari-ES