(27) 3361-6728

A RÁDIO DO POVO!

 

Por Gabriela Ribeti, G1 ES e TV Gazeta

 


 

Após ser interditada no dia 29 de março, a creche particular Praia Baby, que fica em Vila Velha, na Grande Vitória, voltou a funcionar nesta quinta-feira (2). Os donos do local cumpriram as exigências das Vigilâncias Sanitárias da prefeitura da cidade e do governo do estado e conseguiram restabelecer as atividades.

O local estava interditado depois que foi detectado um surto de diarreia por bactéria E. coli Enterohemorrágica. Mais de 20 pessoas apresentaram sintomas de contaminação. O menino Théo Cypriano, de dois anos, morreu por causa de uma infecção de gastroenterite.

 
Creche voltou a receber crianças nesta quinta-feira (2) — Foto: Reprodução/TV GazetaCreche voltou a receber crianças nesta quinta-feira (2) — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Creche voltou a receber crianças nesta quinta-feira (2) — Foto: Reprodução/TV Gazeta

No primeiro dia de creche reaberta, foi possível ver crianças brincando e cumprindo com a agenda de atividades. A dona de casa Ivana Pratti, que é avó de uma das crianças que estuda na creche, disse que estava ansiosa para ver a instituição de ensino funcionando novamente. "Graças a Deus que voltou", disse ela.

O empresário André Busato também tem filho que estuda na creche e comemorou o retorno. "Nós estávamos realmente esperando esse momento para a volta da creche. É só agradecer a Deus que tudo está se resolvendo, tínhamos muita preocupação com a saúde de cada um."

No retorno às aulas, o chafariz que fica no pátio da creche não estava funcionando. O local não poderá usar água de recirculação no brinquedo, só água corrente. Durante as investigações foi apontado que a água do chafariz estava contaminada. A prefeitura também determinou a retirada de todos os equipamentos de uma cervejaria artesanal que funcionava nos fundos da creche.

 
Creche particular em Vila Velha onde crianças passaram mal — Foto: Reprodução/TV GazetaCreche particular em Vila Velha onde crianças passaram mal — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Creche particular em Vila Velha onde crianças passaram mal — Foto: Reprodução/TV Gazeta

A empresária Paula Cipriano contou que confia nos donos da creche e acredita que todas as medidas que precisavam ser feitas foram realizadas. A filha dela estuda no local.

"Foi um período difícil, todo mundo ficou muito preocupado, mas a confiança é 100% e está tudo bem com minha filhinha e readaptamos tudo", comentou.

Por meio de nota, os empresários responsáveis pela creche disseram que aprimoraram todos os processos de higienização e cumpriram todos os requisitos impostos pela Vigilância Sanitária.

 

Determinações

 

A Secretaria de Saúde de Vila Velha (Semsa) havia determinado no dia 11 de abril que a creche só poderia ser reaberta após o cumprimento de pelo menos dez alterações na estrutura do local.

Os reservatórios e a tubulação de água deveriam ser desinfectados por uma empresa especializada. O órgão recomendou ainda a troca dos filtros dos bebedouros e a instalação de filtros também na torneira da cozinha.

 

  • FONTE: G1

 Data de publicação - 03/05/2019 08:36:11



Todos os direitos reservados COLINAFM.COM

Rua Horácio Santana, 291 - Ed. Antares Center - 1º Andar - cep 29200-750 - Parque Areia Preta - Guarapari-ES