De acordo com o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), diversos modelos de previsão climática analisados apontam uma precipitação acima do normal para a Região das Montanhas.
Passado o mês de fevereiro, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê a chegada de uma frente fria ao Espírito Santo na segunda quinzena de março e acumulados de chuva acima da média para a Região Serrana.
De acordo com o instituto, a coordenação de meteorologia fez um levantamento com base em diversos modelos de previsão climática e a maioria deles aponta para precipitação acima do normal para a área das montanhas. Nas demais região do estado, o cenário é para acumulados próximos à média climatológica.
O Incaper explicou ainda que o período de verão é o mais chuvoso no Espírito Santo. Enquanto dezembro e janeiro apresentam os maiores acumulados de chuva, fevereiro tem uma diminuição das precipitações.
Já o mês de março, segundo o Incaper, é marcado pela transição para o outono no Hemisfério Sul, sendo o último mês dessa época chuvosa. Neste mês, os acumulados no Espírito Santo costumam chegar a 250 mm nas proximidades do Caparaó e partes mais elevadas da Região Serrana. Nas demais, a chuva fica entre 120 mm e 150 mm.
Fevereiro com chuva abaixo da média
Dados do Incaper mostraram ainda que o último mês de fevereiro teve chuva abaixo do esperado e algumas localidades, como Vitória, praticamente não registram precipitações expressivas.
Para os meteorologistas do instituto, isso ocorreu devido a um sistema de alta pressão que inibiu a formação de nuvens com potencial para gerar grandes acumulados de chuva e impediu a passagem de frentes frias.
Assim, fevereiro foi um mês ensolarado e quente, com temperaturas até 2°C acima da média histórica, principalmente em trechos do Sul do estado e na capital. Já no Norte, as temperaturas ficaram 1°C acima da média.
Fonte: G1